Vantagens que um sistema ERP traz para a gestão do seu negócio

By 18/03/2019ERP, gestao

Com o objetivo de melhorar o fluxo de trabalho interno da empresa e torná-la cada vez mais atuante no mercado, o sistema ERP (Enterprise Resources Planning) surge como uma fundamental estratégia para potencializar a gestão. Para fazer este investimento é preciso primeiro avaliar e planejar como ele será implantado. Seus benefícios são muitos, uma vez que está ligado diretamente ao dia a dia da empresa.

O ERP é um software de gestão empresarial que organiza e define diversas atividades que ajudam a visualizar, compreender e planejar toda a área administrativa, financeira, estoque, marketing e vendas. Portanto, é um parceiro fundamental para fazer a empresa ser relevante no mercado, impactante para a concorrência e garantir um crescimento satisfatório.

Otimização das atividades internas

A primeira vantagem a ser destacada sobre o sistema ERP diz respeito às melhorias que podem ser implantadas em favor da produtividade dos colaboradores. Assim, eles podem se concentrar em exercer as atividades estratégicas e demandas da empresa. Conferir dados e fazer anotações são ações pouco eficientes, o profissional passa muito tempo nestas atividades burocráticas e não atua realmente na sua função e nem segundo os seus conhecimentos.

O ERP passa a cumprir estas atividades burocráticas da empresa, uma vez que cada movimentação é registrada em seu banco de dados. Então, os colaboradores podem cumprir com funções que são mais relevantes. Eles saem dos processos operacionais para se concentrar em estratégia e execução. A melhora na produtividade leva a melhora dos resultados.

Economia e operacionalidade

Também cabe destaque a economia que a empresa pode ter quando implanta o sistema ERP no seu fluxo de trabalho. A começar que não será preciso dispender um valor muito alto para a contratação de pessoal, uma vez que estas atividades burocráticas foram aglutinadas pelo sistema. O investimento em contratação pode ser concentrado em áreas em que a demanda seja realmente necessária.

Quando a empresa começa a crescer é importante que todas as suas partes e setores cresçam juntos, no mesmo momento. Deixar alguém ou algo para trás pode fazer com que não se alcance completamente o que foi estimado. Por isso o sistema ERP tem o benefício de se moldar ao negócio, ser personalizado para atuar segundo as necessidades e planejamento. Mesmo no crescimento, ele pode ser adaptado para acompanhar e continuar a dar excelentes frutos.

Menos erros e mais benefícios para toda a empresa

Quando se transfere as atividades operacionais para o sistema, os erros diminuem consideravelmente. Como as informações se tornam mais precisas e consolidadas, há pouco espaço para brechas. Assim, toda a operação ganha em eficiência, pois não há mais desperdícios. Isso também é economia de tempo e dinheiro da operação.

Como benefícios gerais podemos destacar que o sistema ERP promove mais envolvimento dos usuários e apoio às chefias. Além do conhecimento claro das definições de necessidades e da possibilidade de poder fazer um planejamento adequado que aponte as expectativas realistas e as métricas a serem alcançadas. Quanto a equipe, ela se desenvolve com competência, comprometimento e dedicação, pois consegue enxergar claramente os objetivos e a visão da empresa.

Comentários

Comentários

Solicitar Orçamento

×