Sistema WEB é seguro?

Convivemos com sistemas web diariamente. Eles permitem que muitas ações sejam realizadas com eficiência, desde a simples navegação na Internet a transações online envolvendo dinheiro. Ainda há, contudo, a grande questão: o sistema web é seguro? Neste artigo vamos entender um pouco mais sobre esse modelo e os níveis de segurança que ele oferece.

O que é um sistema web

Os sistemas web são desenvolvidos para facilitar e agilizar diversas tarefas manuais. Por meio de uma aplicação web, a empresa acelera seu processo e obtém diversos benefícios oriundos da programação. Atividades como gestão de estoque, de documentos e cadastro de clientes podem ser feitas mais facilmente.

Hoje, existem as mais variadas aplicações que utilizam sistemas web. Uma das vantagens é a personalização. Você pode obter um sistema adequado para sua empresa, de modo que toda a forma de trabalho na organização seja melhorada.

A segurança do sistema web

A resposta para a pergunta “O sistema web é seguro?” é “Sim!” No entanto, é preciso ficar atento. Devemos sempre nos lembrar de que só podemos ter um serviço melhor à medida que contamos com excelentes profissionais. Dito isso, falemos das potencialidades que o serviço web pode garantir em relação à segurança.

A segurança no sistema web é obtida por meio de firewalls, senhas criptografadas e certificados de segurança. Ele é hospedado em um local apropriado para a segurança, de modo que seu banco de dados fique protegido de ameaças. E como o sistema web pode ser acessado remotamente pela Internet, as empresas têm segurança e flexibilidade no dia a dia.

Há quem utilize, até hoje, as planilhas, porque são práticas e permitem o controle de alguns processos. No entanto, por estarem hospedadas no hardware do computador, estão sujeitas a vírus e outras ameaças. Além disso, quando esses arquivos são corrompidos, e não é difícil disso acontecer, podemos perder toda a informação.

Quando você opta por um serviço web, o desenvolvedor contratado consegue entregar um serviço personalizado, com a segurança que sua empresa precisa. A responsabilidade pela segurança passa a ser do serviço contratado, e você pode contar com backups de todas as informações.

Servidor local x sistema web

Muitas empresas apostam no servidor local, acreditando que o equipamento de hardware irá levar mais segurança para o negócio. Não é verdade, pois o sistema web é mais seguro. Se você tem bons desenvolvedores ao seu lado, pode ter a certeza de que as informações do negócio estarão mais seguras online.

Falhas e descuidos com os servidores podem corromper os dados, e nem é preciso um grande acidente. Mesmo um pen drive infectado pode destruir completamente seu sistema.

Os sistemas web, por outro lado, são armazenados em nuvem, o que leva mais segurança online. Há proteção contra hackers e outros cybercriminosos, além de os dados não terem contato com eventuais vírus nas máquinas da empresa. E se você contratar uma boa empresa para garantir o sistema web, a ameaça pode chegar a zero.

Quando procurar por uma empresa, certifique-se de contar com bons desenvolvedores web, pois só assim, você garante a segurança do seu sistema web.

Comentários

Comentários

Solicitar Orçamento

×