Saiba como fazer a retenção de clientes através de um sistema de fidelização

Conquistar novos clientes é, certamente, um dos maiores desafios das empresas, mas ainda mais desafiador que isso é retê-lo, ou seja, mantê-lo fiel à marca, fidelizando-o. Quando uma organização consegue fidelizar o cliente, ela certamente cresce de forma bem mais rápida, pois sabe que tem aquele público fiel que está sempre comprando seus produtos e serviços e, até mesmo, fazendo marketing espontâneo.

Uma das maneiras de alcançar a lealdade do cliente é adotando um sistema de fidelização. Para saber como fazer a retenção por meio dessa solução, acompanhe a leitura!

O que é um sistema de fidelização?

Podemos entender por sistema de fidelização a estratégia adotada pela marca com o objetivo de fazer com que o cliente se sinta mais satisfeito, seja pelo atendimento oferecido, seja pelos produtos ou serviços que adquiriu. Mas não só isso! É o sistema que tem a finalidade de fazer com que o cliente retorne ao estabelecimento.

A título de curiosidade, podem-se encontrar diversos sistemas de fidelização, como, por exemplo, a marca que entrega ao cliente um cartão fidelidade, o qual à medida que o consumidor frequenta a empresa, adquirindo seus produtos e serviços, recebe um carimbo. Quando essa marcação chega a um limite, digamos que 10, o cliente recebe um produto ou serviço gratuito, como uma forma de compensá-lo pela lealdade.

Esse é apenas um exemplo. Outro que podemos dar é o caso das companhias aéreas que dão pontos aos seus clientes pelas viagens que fizeram. Quando o cliente atinge certa quantidade de pontos, pode trocá-los por produtos e serviços.

Como reter o cliente através de um sistema de fidelização?

Mas, e então, como reter o cliente através de um sistema de fidelização? O ideal é desenvolver um planejamento com o objetivo de garantir que o sistema de fidelização seja bem aceito e, assim, cumpra a sua missão. Portanto, como ponto de partida, desenvolva um bom planejamento que contenha ações estratégicas e bem desenhadas para garantir que o sistema de fidelização seja bem divulgado e, dessa maneira, consiga atrair clientes e fidelizá-los.

Algumas ações que podem ser adotadas para garantir que o cliente conheça o sistema de fidelização e, assim, o acolha, são:

• Fazer um site para o sistema de fidelização, de forma que assim o cliente tenha acesso a informações essenciais sobre o programa de fidelização, como, por exemplo, os brindes ou ofertas a que ele tem direito caso recepcione o sistema;

• Orientar os funcionários da sua empresa a falar sobre o sistema de fidelização, de forma que assim o cliente se sinta atraído a acolhê-lo;

• Divulgar o sistema de fidelização nas redes sociais, com o objetivo de fazer com que ele alcance mais clientes e, assim, seja um sucesso.

Depois que alcançar um bom número de clientes, não tem outro caminho, a não ser monitorar o sistema de fidelização, de forma a fazer com que os seus associados fiquem satisfeitos. Para isso, não se esqueça de dar bons e atraentes brindes.

Agora que sabe o básico para garantir que o seu sistema de fidelização cumpra a sua missão, ou seja, reter clientes, implante-o em sua empresa. Gostaria de fazer isso agora? Contate-nos!

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