Qual a importância das informações para tomada de decisão ?

By 21/01/2019gestao

Em meio a Era da Informação, uma empresa que não traz a tecnologia das comunicações ao seu favor fica ultrapassada. A informação é hoje fundamental para as tomadas de decisão de uma equipe de gestão. Ao analisar os dados colhidos dentro e fora da empresa, abre-se a oportunidade de atuar com novos investimentos, fazer descobertas sobre a concorrência, planejar novas ações para a companhia e implantar procedimentos inovadores.

Qualidade das informações

Qualquer passo que se queira dar deve estar bem fundamentado em informações. No entanto não qualquer tipo de informação, a qualidade delas é outro fator que tem que ser analisado. Quando se confia em dados que não são seguros, fruto de blefe ou má interpretação, a empresa toma decisões erradas. Isso prejudica a sua organização e crescimento, podendo levar a consequências muito piores.

Em prol da segurança destas informações é requerido o registro delas, nada de confiar na memória. Se inspirar dúvidas, não siga em frente porque as chances de errar são muito maiores. Então, pode-se confiar em tudo o que está escrito? A resposta para a pergunta é também não. Nunca uma só fonte de informações estará certa, o melhor é analisar um conjunto delas. Além disso, não confie em dados informais, e sim procure fontes que oficializam as suas informações.

O bom é que as informações, independente do porte da empresa, tenham um fluxo contínuo e não somente reunida quando acontecem casos de urgência. A gestão de informações é parte integrante e importante de uma empresa.

Análises macro e micro dos cenários

Toda decisão deve levar em consideração as movimentações de mercado, desde a economia, passando pela sazonalidade e política. O cenário econômico e financeiro do estado e país proporciona uma visão sobre os rumos que se pode tomar e quando tomar. Para se decidir e concordar sobre um assunto, seja pessoal ou para a empresa, o todo precisa ser avaliado. A negligência na tomada de decisões leva a consequências ruins e que dificilmente podem ser superadas.

Um gestor que vive dentro de sua sala e não compartilha do dia a dia da empresa não consegue fazer a leitura correta sobre as necessidades e potencialidades dela. As informações vão além dos relatórios e planilhas, elas estão nas experiências do dia a dia. Quanto mais diversificada for a base de informações consideradas, melhor para a gestão. O compartilhamento entre os setores e equipes leva ao crescimento e sucesso, sendo este um novo modelo de conduta profissional.

Sistemas automatizados auxiliam na tomada de decisões

Dentro deste processo de gestão da informação, o melhor a se contar é com os sistemas ERP. Eles reunirão todos os dados gerados pela empresa, melhorando o desempenho das funções. Contudo, principalmente, estes sistemas integrados proporcionam eficiência, eficácia e confiabilidade para as tomadas de decisões. Ela tem valor estratégico e organizacional, ganhando o gestor, o funcionário e o mercado.

A consequência de informações de confiança é a integração dos setores e a dinamização do trabalho. Assim, a tecnologia rende frutos estratégicos e seguros para melhor atender aos clientes e criar novos produtos ou serviços. Entretanto, note que os processos gerenciais estão em constantes mudanças e as métricas de avaliação dos dados devem acompanhar está lógica, formulando e reformulando.

Tenha o suporte de um sistema moderno e personalizado para cuidar da sua empresa. Entre em contato conosco e conheça as vantagens de implantar um software de gestão avançado e personalizável para o seu negócio.

Comentários

Comentários

Solicitar Orçamento

×