Pequenas empresas podem já nascer organizadas?

By 29/08/2019gestao

É muito comum atribuirmos a falta de organização de uma empresa ao fato de ela ser pequena e estar “começando”. Entretanto, ficam-nos algumas perguntas: pequenas empresas podem já nascer organizadas? É possível iniciar um negócio já totalmente estruturado?

Sim, é plenamente possível. Siga conosco, até o final deste artigo, para saber como fazer sua empresa não apenas nascer, mas crescer organizadamente.

Uma ideia, um negócio

Ter uma boa ideia para abrir um negócio não é garantia de sucesso. Uma empresa requer a observância de inúmeros detalhes e, ainda que ela seja pequena, você precisará de contas a pagar, fluxo de caixa, cobrança, compras, estoque, site, logística, enfim, terá muitas demandas em seu dia a dia.

Dessa forma, é essencial organizar todas as suas operações desde o princípio, estabelecendo objetivos, estratégias e prazos de execução.

Planejando seu negócio

Para começar, divida seu negócio em quatro grandes áreas:

  1. 1. Administrativo-Financeira – Concentre nessa área tudo o que se refere a finanças: contas a pagar, contas a receber, contabilidade e fluxo de caixa.
  2. 2. Recursos Humanos – Centralize aqui, contratações, pagamento de salários, comissões e treinamentos.
  3. 3. Comercial – Vendas, compras, estoque, atendimento ao cliente fazem parte desse importante setor.
  4. 4. Operacional – Acompanhamento de todas as atividades que envolvem tanto a produção quanto a execução do serviço que você oferece.

Com essa divisão, é possível você ter, ao mesmo tempo, uma visão geral da empresa, mas também de partes específicas.

Transformação digital

Pequenas empresas também devem se valer da transformação digital . Aliás, é fundamental que desde o início do negócio você não perca tempo com atividades puramente operacionais.

Além disso, a tecnologia otimiza os processos, trazendo economia, inclusive com a folha de pagamento, pois você não necessitará de tantos colaboradores para trabalhos que podem ser feitos automaticamente.

Desse modo, você não terá de lançar a mesma informação duas, três vezes em planilhas diferentes e correr o risco de fazer cálculos errados, por exemplo. Na verdade, há muitos outros benefícios em usar a tecnologia na gestão de empresas.

ERP – Organizando seu negócio

Já existem no mercado, sistemas que integram todas aquelas quatro áreas de que falamos acima. Você já ouviu falar no sistema ERP ?

ERP (Enterprise Resource Planning ou Planejamento de Recursos Empresariais) é um sistema que as organizações utilizam exatamente para integrar todas as informações, dados e processos, de modo a gerir o seu negócio de maneira mais rápida e assertiva.

Veja alguns exemplos de como o ERP consegue ajudar, provando que pequenas empresas podem nascer já organizadas:

  • • Controle de contas: Bancárias, a pagar, a receber;
  • • Emissão automática de Notas Fiscais;
  • • Controle de estoque;
  • • Acompanhamento de fluxo de caixa em tempo real;
  • • Emissão de gráficos e relatórios para analisar o negócio como um todo;
  • • CRM – cadastro de clientes, vendas, marketing, suporte.

Vale ressaltar que esse sistema atende a todos os portes de empresa, uma vez que é modular, ou seja, se você quiser, pode começar com todos os módulos de uma vez ou não. Assim, você tem a possibilidade de personalizar o sistema de acordo com a realidade da sua empresa.

Nosso sistema ERP tem ajudado muitas empresas de grande, médio e pequeno portes a estruturar seus negócios, organizando-os, de modo a crescerem sólida e eficazmente.

Se você tem uma ideia e deseja transformá-la em um negócio rentável, entre em contato conosco para saber mais como o sistema ERP fará sua empresa nascer e crescer organizada e lucrativa.

Comentários

Comentários

Solicitar Orçamento

×