O que é Backoffice e qual a sua importância

By 07/01/2019gestao

Uma empresa que visa o crescimento e o sucesso entre as concorrentes tem uma postura de ataque ao mercado. Elas se colocam ativas e atuantes na captação de clientes, na elaboração de novos produtos e serviços, na definição de um marketing arrojado e em ideias inovadoras. No entanto, apesar de ter esta postura arrojada, se ela não cuidar da retaguarda também pode perder dinheiro. Você já ouviu falar em BackOffice? Ele é justamente a estrutura que mantém o serviço da empresa enquanto ela se lança ao mercado.

BackOffice como suporte para toda a empresa

Dentre as equipes que compõem o BackOffice estão o marketing, financeiro, tecnologia da informação, recursos humanos, produção e desenvolvimento e equipe jurídica. Por mais que alguns empresários tenham a concepção de que manter uma estrutura tão densa de profissionais gere custos dispensáveis, a qualidade do serviço prestado é garantida. Não há como ser atuante no mercado, bem-sucedido nas vendas e no atendimento ao cliente sem o feedback destes profissionais, pois são eles que resolvem os problemas.

Desta forma podemos compreender que o BackOffice é o grande suporte da empresa: as informações para as abordagens e práticas surgem dele. Quando este trabalho não funciona corretamente, todo o planejamento fica comprometido uma vez que os resultados não aparecem. Uma característica interessante do trabalho de BackOffice é que ele em si não faz o dinheiro, sendo apenas o apoio para que outros setores ajam em prol dele. No entanto, quando ele é mal gerido, pode levar à perda destes recursos.

Desenvolvimento do melhor atendimento ao cliente

Para compreender melhor a função e a importância do BackOffice em uma empresa, basta olhar as suas ações no pós-venda. Cabe destacar que esta etapa é essencial para manter a constância do trabalho e das entradas, bem como fidelizar os consumidores, além de conseguir novos clientes pelos bons resultados. Estes profissionais atuam ligando para os clientes e confirmando os seus pedidos, o que diminui a possibilidade de fazer trocas ou devoluções. Todo este processo também pode ser feito por e-mail automático, pois manter os canais de comunicação abertos aproxima eles da empresa.

A experiência de compra do cliente é um dos principais fatores que fazem a diferença na abordagem. Ele tem que se sentir confortável, cuidado e plenamente atendido em suas necessidades e dúvidas. Portanto, repassar periodicamente as informações sobre o produto comprado para que ele possa rastrear estabelece confiança. Assim, se houver algum problema de entrega, logo pode ser identificado e solucionado. Desta forma se evita reclamações, má fama e ainda se reafirma o compromisso da empresa com o cliente.

O apoio da tecnologia é essencial

Como administrar toda esta responsabilidade e apresentar um feedback satisfatório para as equipes? Estes questionamentos podem ser solucionados ao adotar a tecnologia de sistemas integrados ERP para o BackOffice. Eles tornam os processos mais eficientes, dinâmicos e eficazes, uma potencialidade não adquirida por meios manuais. Adotar um sistema assim não é oneração, mas investimento em um melhor serviço. O resultado de tudo isso é maior rentabilidade no futuro.

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