Nossa equipe de suporte ao cliente está aqui para responder às suas perguntas. Pergunte-nos qualquer coisa!

O que é a DRE gerencial?

A DRE pode ser definida como um relatório que, como o nome sugere, demonstra um resumo das operações financeiras realizadas em determinado período (geralmente anual) e seus resultados — que podem ser de lucro ou prejuízo para a empresa.
Em outras palavras, esse demonstrativo permite comparar os recebimentos, os custos e as despesas, operacionais e não operacionais, do seu negócio. A DRE gerencial apresenta uma condensação dos resultados e permite realizar projeções de custos, de possibilidade de crescimento, de necessidade de investimentos, entre outras.

Por que ela é importante para a empresa?
Junto a outros relatórios (como o balanço patrimonial e o fluxo de caixa), o demonstrativo é essencial para que o gestor conheça e analise a situação financeira do negócio. Assim, podemos dizer que a DRE gerencial mostra um norte a respeito dos fatores que podem afetar os resultados e o que precisa ser feito a partir daí.
O objetivo é acompanhar a evolução dessas questões, além de:
* identificar a capacidade da empresa de gerar renda (lucros);
* avaliar os empecilhos que podem resultar em prejuízo (fechando o período no vermelho);
* obter uma base sólida e confiável para a tomada de decisão;
* elaborar estratégias que contribuem para preservar a saúde financeira do negócio;
* definir um planejamento estratégico mais condizente com a realidade.

Como é uma estrutura de DRE?
Existem vários pontos que devem ser considerados na elaboração de uma DRE gerencial. Para que o relatório apresente os resultados corretos, essas variáveis devem ser constantemente monitoradas e registradas. Vamos conhecê-las?

  • Receitas
  • Deduções e abatimentos
  • Lucro bruto
  • Receita líquida
  • Custo de vendas
  • Despesas administrativas
  • Despesas com vendas
  • Despesas financeiras
  • Resultado antes do IRPJ e da CSLL
  • Dedução do IRPJ e da CSLL
  • Resultado líquido

Vale ressaltar que existem ERPs — sistemas de gestão integrada — que já vêm com esse tipo de relatório, facilitando ainda mais a vida do gestor, que passa a ter as informações a qualquer momento, com bastante agilidade e acuracidade.

A DRE gerencial precisa ser acompanhada para que se tenha conhecimento a respeito do desempenho da empresa e da necessidade de ajustes no plano de ação, caso os resultados se mostrem aquém do esperado. Por meio dela, são criadas estratégias para aprimorar o desempenho e garantir uma saúde financeira satisfatória para o negócio. Portanto, podemos dizer que é um instrumento crucial para a tomada de decisão.

fonte: https://blog.wm10.com.br/dre-gerencial-o-que-e-como-ela-funciona-e-como-fazer/

Comentários

Comentários

Solicitar Orçamento

×