Gestão de contratos: por que ela é importante para as empresas?

By 18/05/2019ERP, gestao

Os contratos regem o mundo dos negócios. Uma empresa de prestação de serviços, que vende ou compra produtos precisa lidar com diversos contratos simultaneamente. Mas, o que acontece quando esse número de contratos passa a ser muito grande, especialmente quando cada um tem suas cláusulas específicas? Enquanto a empresa tem poucos parceiros, ou trabalha de forma mais informal, está tudo bem. Mas, no momento do crescimento, a gestão de contratos passa a ser um aspecto fundamental.

O que é a gestão de contratos?

A gestão de contratos é o processo de verificar todos os contratos, especialmente em relação à capacidade de comparação do prometido com o entregue, por ambas as partes. Afinal, empresas podem ter contratos com fornecedores, colaboradores, clientes, prestadores de serviços e diversos outros.

Esses contratos podem ser semelhantes, com algumas diferenças sutis, ou completamente distintos, significando que precisa haver uma gestão muito meticulosa para garantir que cada um deles será cumprido de forma exemplar.

Como você pode imaginar, é possível que esse processo fique bem grande, e extremamente complexo. Quanto maior uma empresa, maior a complexidade dos contratos e o número de cláusulas. É possível que uma empresa pequena já precise de um profissional apenas para esse trabalho e, conforme ela cresça, a equipe de gestão de contratos também.

Por que isso é importante?

O que acontece se um contrato não é cumprido? Ou se alguma cláusula que tinha sido combinada não é obedecida? Problemas. Grandes problemas.

Dependendo da seriedade pode ocorrer até mesmo um processo. Mas, o mais comum é apenas uma dor de cabeça e uma correria para resolver a questão. De qualquer forma, sempre existe um custo quando ocorre algum problema contratual, seja de dinheiro ou da imagem e reputação da empresa.

Pense bem: o que você ia achar de um parceiro que não cumpriu com o contrato que fechou com você? É essa percepção que você quer que o mercado tenha da sua empresa?

Mas, a gestão de contratos não é apenas em casos de erros ou problemas. Quando bem feita, ela apresenta oportunidades de melhor usar o caixa. Por exemplo, se o contrato com o fornecedor demanda um pagamento próximo, este pode ser antecipado, garantindo um melhor fluxo financeiro. É um pequeno exemplo, mas a boa gestão de contratos poupa de muitos problemas e ainda apresenta ótimas oportunidades.

Como fazer a gestão de contratos de forma eficiente?

Ainda assim, apesar de importante, a gestão de contratos não é tão fácil. O profissional pode ficar soterrado em papel e isso certamente não é a maneira mais eficiente. Felizmente, a tecnologia está disponível para facilitar este processo.

Contratos possuem versões digitais, podendo até mesmo ser oficiais, que permitem uma gestão muito mais simples. Você pode organizá-los, encontrá-los e lê-los com mais facilidade e rapidez. É possível procurar informações específicas ou colocar lembretes para as informações mais importantes, conforme certos prazos que estão se aproximando, por exemplo. É uma forma de tornar esse trabalho essencial um pouco mais fácil.

O sistema ainda pode ser mais amplo do que isso, não focando apenas na gestão contratual. Pode fazer integração com diversos outros setores da empresa, como o estoque, o pós-venda e vários outros aspectos de toda a gestão empresarial. É uma forma de facilitar o controle e ter todas as informações reunidas em um único ambiente.

Comentários

Comentários

Solicitar Orçamento

×