Nossa equipe de suporte ao cliente está aqui para responder às suas perguntas. Pergunte-nos qualquer coisa!
was successfully added to your cart.

Carrinho

Erro 656 – Rejeição: Consumo Indevido

By 31/05/2022NF-e, SPED

Rejeição

656 – Consumo Indevido

 

O Consumo Indevido trata-se do uso intensivo dos Web Services da SEFAZ Autorizadora configurando um abuso dos recursos de integração. Quando o órgão autorizador retorna a rejeição “656 – Consumo Indevido”, significa que o emitente sofreu penalidades definidas na legislação estadual, e está impossibilitado de utilizar os Web Services por um período determinado.

 

Causa

A causa mais comum é o envio repetido de requisições para os Web Services (em “looping”), porém existem outras situações onde o sistema autorizador retorna com a rejeição “656 – Consumo Indevido”:

 

– Página 7 – NT 2018.002 v1.00

 

As requisições enviadas em “looping” e/ou com erro poderão retornar a rejeição “656 – Consumo Indevido”, a critério da SEFAZ Autorizadora. As regras de validação, segundo a Nota Técnica 2018.002 v1.00, são:

  • NF-e ou NFC-e enviada com mais de 30* rejeições iguais;
  • Evento enviado com mais de 20* rejeições iguais;
  • Inutilização enviada com mais de 20* rejeições iguais;
  • NF-e for consultada mais de 10* vezes em 1 hora;
  • Recibo consultado mais de 40* vezes em 1 hora.

(*): Critérios preferenciais, parametrizáveis por ambiente autorizador.

 

Observação: A verificação do contribuinte para receber a rejeição 656 poderá ser feita em tempo de conexão pela identificação do CNPJ do certificado digital de transmissão mais o endereço IP (CNPJ + IP) ou pela identificação do CNPJ do emitente (emit/CNPJ).

Como Resolver

Não é possível resolver o Consumo Indevido depois que o mesmo acontece. A SEFAZ Autorizadora retornará a rejeição 656 até que o período de bloqueio termine.

O ideal é avaliar o que aconteceu com o documento fiscal e corrigi-lo antes de tentar realizar alguma requisição novamente. Fique atento para não repetir as solicitações com as mesmas rejeições. Após 50 bloqueios de uma hora, a critério da SEFAZ, o contribuinte poderá receber a rejeição “656 – Consumo Indevido” permanentemente, ficando impossibilitado de fazer qualquer tipo de requisição –incluindo emissão de qualquer documento fiscal– até entrar em contato com a UF autorizadora.

 

Referência

 

*fonte: Erro 656 – Rejeição: Consumo Indevido – Dynamicca Base de Conhecimento

Solicitar Orçamento
[contact-form-7 404 "Não encontrado"]
×