5 passos para uma distribuição de produtos eficiente

O controle de estoque e o sistema de gestão: veja como fazer a distribuição da melhor forma.

Distribuição de produtos é um processo cíclico que deve ser integrado. Entenda.

A logística é um fator preponderante para que empresas e organizações consigam atender os seus clientes da melhor forma. A distribuição de produtos deve ser eficiente, com controle de estoque e integração de dados do cliente – desde o que adquiriu até como será feita a entrega. Para que isso seja realizado da melhor maneira possível, é preciso que sua empresa considere cada situação como uma etapa. Para isso, a DP Sistemas trouxe 5 passos para você distribuir eficientemente seus produtos.

1. Tenha um software de gestão
O primeiro passo é você ter os dados disponíveis em apenas um programa, que pode ser acessado por todos – desde o atendimento, passando pelo comercial até o setor de distribuição. Os sistemas de gestão, como o ERP Posseidom, fazem este papel com primazia, apontando o que há no estoque, quando é o prazo de entrega e para qual cliente. Começando por aqui, os outros passos ficam bem mais fáceis de serem resolvidos.

2. Veja a disponibilidade do produto
Sua empresa não pode vender o que não dispõe. Por isso, analisar o estoque antes da distribuição é importante para que o processo não seja lento e possa causar uma má impressão para seus clientes. O sistema de gestão pode fazer este processo, apontando o que está em sobra e falta, possibilitando a renovação do estoque antes do produto ficar em falta.

3. Avalie as melhoras formas de entrega
Sedex, via Correios, ou terceirização do transporte? Qual escolher? Bem, isto é algo que deve ser analisado para que você possa distribuir seus produtos de maneira eficiente. Com um software de gestão é possível verificar qual dos dois é mais eficiente e barato – há casos que enviar pelos Correios seja mais viável, como produtos individuais, enquanto a entrega domiciliar por uma empresa terceirizada pode ser a solução no dia-a-dia.

4. Crie apenas um processo de distribuição
É importante pensar na entrega dos produtos em algo incorporado como um todo, e não apenas uma etapa. Isso evita extravios e desaparecimento do estoque por falta de um método único que mostre onde ocorreu o erro. Usar um sistema de gestão, onde o serviço de entrega tem à disposição todas as funções a serem executadas, contribui para a eficiência do processo.

5. Monitoramento
Saiba quais processos de distribuição dos produtos deram certo através de um monitoramento integrado – do momento da venda até a entrega para o cliente. Isto auxilia para que seja possível analisar como encurtar o caminho, ter menos gastos e aumentar a confiança do cliente. Um software de gestão poderá resumir todo o processo para você – quando há a inclusão de feedbacks dos colaboradores ou da empresa terceirizada, a sua empresa tem mais dados para executar os passos anteriores de forma mais eficiente.

A logística é fundamental
Uma boa logística é aquela que começa no passo 1 e não termina no 5; volta para o início, atuando efetivamente numa distribuição eficiente e de qualidade. Por isso os sistemas de gestão, como o ERP Posseidom da DP Sistemas estão cada vez mais presentes nas empresas: pois desde a venda e o controle de estoque, até o produto chegar a seu destino final, são integradas. Ou seja, sem ‘picotar’ os processos, é possível ver a melhor forma de investir na logística.

Comentários

Comentários

Solicitar Orçamento

×