Muitos dizem que a venda de um produto é uma verdadeira arte. O que não se pode discordar, afinal é através dela que acontecem os maiores fluxos de entrada de dinheiro na empresa. A grande questão está em como conseguir se diferenciar da concorrência e vender cada vez mais e melhor. Como forma de auxiliar o seu negócio e os seus vendedores, elencamos algumas dicas de como vender com maestria.

Toda venda começa com planejamento

Mesmo que o nosso objetivo seja conhecer propostas práticas de como melhorar as vendas de sua empresa, o planejamento é o principal e norteador para qualquer estratégia a ser tomada. Antes de se lançar aos clientes se deve conhecer o cenário financeiro na área em que pretende atuar e profundamente o tipo de público que quer alcançar.

Quando estas questões não são conhecidas de antemão podem acontecer cancelamentos de reuniões, informações erradas e conflitos de agenda. Estes tipos de erros afastam os clientes da sua empresa, fazendo com que negociem com outras. Cumprir com todos os compromissos e estar preparado para conhecer todas as necessidades dos clientes são o caminho correto a seguir.

Promova uma rede de contatos

Outra dica básica para o vendedor é criar toda uma rede de relacionamento com os clientes, pois assim ele não somente fideliza a sua empresa, mas promove a oportunidade de conhecer outros. Quando uma empresa se propõe a ajudar os seus clientes para que também fechem negócios e conheçam outros parceiros, eles criam uma relação de confiança com o seu trabalho. O networking é hoje a melhor forma de espalhar contatos e ter feedbacks positivos sobre suas vendas.

Conheças as características do seu time de vendedores

Nem todos os componentes de sua equipe de vendas têm a mesma qualificação ou apresentam facilidades em todas as áreas. Um grupo de vendedores tem características muito heterogêneas, em que um é diferente do outro. Um gestor que quer potencializar as suas vendas sabe aproveitar o jeito de trabalhar de cada um.

Uma das melhores práticas está em adotar uma divisão de sua equipe seguindo suas áreas de interesse e qualificação. Alguns podem ser qualificadores, que são os responsáveis por promover o primeiro contato com os clientes em potencial; os closers são aqueles preparados para convencer um cliente a fazer uma compra, ele entende as necessidades e sabe apontar soluções; e os farmers atuam para fidelizar estes clientes, mantendo sempre contato e apresentando novidades, assim fazendo com que eles sempre comprem com a sua empresa.

O cliente espera a simpatia do vendedor

O bom vendedor geralmente é conhecido por seu sorriso e alegria. Independente dos acontecimentos e humores do dia, na hora do atendimento ao cliente o vendedor precisa demonstrar simpatia. O cliente espera ser bem atendido e este atendimento passa pela cordialidade e no prazer de ter os seus desejos e necessidades atendidos. Todo bom relacionamento entre clientes e vendedor passa pelo sorriso. E está prática não deve ficar restrita ao contato físico, ela também tem que estar no atendimento telefônico e virtual.

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