Conheça a importância do processo de retenção de clientes para o seu negócio

Como funciona a retenção de clientes?

Grande parte das empresas almeja crescer com base na conquista de novos clientes e elas não estão erradas nesse objetivo, porém algumas se esquecem da força e importância da retenção de clientes. Ela busca manter uma pessoa em sua cartela de clientes e fazê-la consumir seus produtos ou serviços.

Manter um cliente não é uma tarefa fácil ou simples, ela se baseia em ações que tragam satisfação ao consumidor, afinal é ele que garante a rentabilidade de um negócio. A questão é como satisfazer o cliente! Há três ações internas que auxiliam nessa tarefa:

  • Entender o perfil do cliente e seu comportamento de consumo;
  • Adequar o produto ao perfil de cada cliente;
  • Aprimorar os produtos.

Quando o assunto é retenção de clientes, muitas vezes se fala em fidelização. Tais conceitos, de fato, estão relacionados à manutenção de clientes, mas possuem algumas diferenças que valem a pena sua empresa conhecer.

  1. A fidelização de clientes faz parte de um conjunto de ações, enquanto a retenção representa o ponto de partida;
  2. A retenção pode estar baseada em um momento, já a fidelização está relacionada em longo prazo;
  3. Quando a empresa promove ações para evitar a saída do cliente, trata-se do processo de retenção de clientes, mas a fidelização refere-se a uma valorização do consumidor, almejando um relacionamento melhor e mais duradouro com este.

Se sua empresa planeja a fidelização de clientes, então o processo de retenção é o primeiro passo e deveria ser considerado. Uma vez que sua empresa consegue fidelizar clientes, ela terá maior geração de valor do produto e defensores da sua marca, por meio de comentários e postagens nas redes sociais. Afinal, as avaliações de outros consumidores influenciam e muito no momento da compra.

Outro ponto importante na hora de levar em conta a retenção de clientes é a vantagem financeira. A cada cliente adquirido gera um custo para a empresa, porém no momento que sua empresa começa a reter os clientes, ela gera uma economia de receita, já que isso é mais barato do que investir mais dinheiro em novos consumidores, ou seja, a retenção de clientes é um objetivo estratégico que trará benefícios para sua empresa

. Esse investimento apresenta práticas que podem ser aplicadas por sua empresa.

Confira dicas para sua empresa reter clientes:

  • Atenda com qualidade

Além de um ótimo produto, seu cliente deseja ser ouvido e bem atendido de acordo com as suas necessidades. É importante uma equipe de atendimento bem treinada e disposta a solucionar problemas.

  • Valorize a sua marca

Planeje estratégias de branding, a partir do modo que você deseja que sua marca seja vista e reconhecida pelos consumidores.

  • Conheça o perfil do cliente

Para vender produtos e serviços de qualidade é preciso saber para quem você está oferecendo. Não adianta um produto bem desenvolvido, se sua empresa o direciona para o perfil errado de cliente. Produto e consumidor precisam estar em sintonia. Por isso, elabore pesquisas e monte um banco de dados. Tais informações permitirão que sua empresa ofereça o que o cliente deseja.

  • Acompanhe a concorrência

Uma ótima forma de avaliar os serviços e produtos oferecidos, é com base no acompanhamento do mercado. Preste atenção aos novos lançamentos do seu segmento, no que as outras empresas estão investindo e trace estratégias para saber o que os consumidores estão buscando.

Comentários

Comentários

Solicitar Orçamento

×