6 dicas para otimizar o Controle de Estoque

Saiba como automatizar o controle do estoque e fuja dos prejuízos.

Ferramenta moderna pode ser o diferencial no controle de estoque. Veja como.

O controle de estoque é importante para que uma empresa possa funcionar de maneira orgânica. Isto porque é lá que os produtos a serem vendidos estarão concentrados, mostrando quando é necessária fazer a reposição e o que está emperrado há algum tempo. Ele permite uma eficiência maior nas vendas, contribuindo para a criação de promoções e evitando a duplicidade de itens. A DP Sistemas traz para você as 6 dicas para controlar seu estoque da melhor maneira, aumentando seus lucros e diminuindo suas preocupações. Confira.

1. Adquira um sistema de gestão
Os softwares são excelentes opções para aqueles que precisam fazer o inventário de estoque dos inúmeros itens que você pretende vender. Ele aponta o número de determinados itens, onde se encontram, qual seu prazo de validade (se for perecível) e aponta o que deve ser resposto. Conhecidos como sistemas de gestão, são ferramentas excelentes para quem não quer perder tempo preenchendo planilhas de estoques; o próprio software faz isso.

2. Prefira flexibilidade com os fornecedores
Negociar um produto não é uma tarefa fácil, pois vários fatores são levados em conta, como o preço, prazo de entrega e quantidade de itens disponíveis. Mas, uma característica é primordial para otimizar o controle de estoque: negociar com fornecedores que se adaptem a sua empresa. Ou seja: prefira aqueles que repõem o que você necessita de imediato, e não aqueles que fazem vendas por períodos.

3. Coloque um responsável pelo estoque
É importante ter alguém que responda pelos produtos. Pessoas da área administrativa são recomendadas, pois entendem de como funcionam os fluxos dos estoques, permitindo que menos produtos possam ser extraviados. A dica aqui é fazer com que o profissional responsável utilize o sistema de gestão, eliminando a possibilidade de erros a quase 0.

4. Controle periodicamente
Um bom estoque tem alta rotatividade de produtos. Por isso, é importante acessar seu software de gestão num período de no máximo 15 dias, para ver se tudo está de acordo com o previsto. Gestores que analisam periodicamente seus itens a disposição tendem muito mais a perceber desvios e falhas no controle do estoque.

5. Organize os produtos de acordo com sua característica
É evidente que as coisas nos lugares certos tendem a fazer com que os processos sejam mais efetivos. Mas, por incrível que pareça, alguns gestores ainda têm dificuldade de fazer um controle de itens de acordo com sua especificação. Busque deixar materiais correlacionados um próximo do outro, ou organize por ordem alfabética.

6. Saiba o espaço que tem para utilizar
É importante que você entenda qual é o limite de produtos que seu estoque suporta. Isto contribui para que itens não fiquem um sobre os outros, estragando-os. Use o sistema de gestão, depois de definir seu espaço, para limitar até onde você pode estocar o que irá vender. Assim, você terá menos prejuízos com avarias e mais lucro com um bom controle de estoque.

Otimize a automatize as funções
A DP Sistemas oferece o ERP Posseidom, software que disponibiliza vários serviços de maneira automática e integrada. Entre eles está um eficiente controle de estoque, que permite um inventário rápido, fácil e que pode ser acessado de onde quiser. Gostou? Então confira essas e outras vantagens do ERP Posseidom e não perca mais nenhum produto no seu estoque.

Comentários

Comentários

Solicitar Orçamento

×