5 vantagens do uso do Dashboard na sua empresa

Manter uma boa gestão de processos e monitorar resultados costuma ser um grande desafio para a maioria das empresas. Mas essas são práticas que precisam ser realizadas em todas as organizações, independente do seu porte.

A melhor solução para fazer isso é implantando um sistema de dashboard, que permite o acompanhamento dos resultados em tempo real.

Para entender melhor o que é o dashboard e suas vantagens, leia este artigo e saiba como implementar essa importante ferramenta em sua empresa.

O que é Dashboard?

Dashboards são painéis de controle que exibem métricas importantes para alcançar os objetivos de negócio, facilitando o entendimento das informações geradas e apresentando indicadores de crescimento.

O principal objetivo dos dashboards é permitir o monitoramento dos resultados de uma organização, que são divididos em vários indicadores. Mas, para que esse sistema de gestão seja eficiente, é preciso organizar e segmentar as informações para ter as respostas desejadas.

As empresas podem criar dashboards para monitorar qualquer área do negócio. É preciso que elas criem perguntas assertivas para compreender suas necessidades de forma efetiva e alcançar o objetivo esperado.

Existem basicamente três tipos de dashboards: operacionais, táticos e os estratégicos:

Dashboards operacionais

Exibem as métricas que devem ser acompanhadas por analistas para promoverem melhorias em suas tarefas e permitirem maior agilidade em seu trabalho. Esse tipo de painel possibilita o cruzamento de dados que auxiliam os analistas na tomada de decisão para garantir melhor performance e melhores resultados.

Dashboards táticos

Permitem acompanhar os números dos itens nos quais a empresa faz mais investimentos e monitorar o retorno dos mesmos de acordo com o ticket médio.

Dashboards estratégicos

Como o próprio nome diz, esse é o dashboard que fornece informações mais estratégicas para as empresas. Eles apresentam indicadores que permitem fazer comparativos entre diferentes períodos, mostrando a diferença dos resultados atuais com os anteriores.

Principais vantagens do uso de dashboards

A implantação dos painéis de controle oferece diversos benefícios para as empresas. Confira alguns deles:

1- Colabora para a tomada de decisões

Os dashboards permitem a centralização de todas as informações importantes sobre os projetos da empresa, permitindo uma visão mais ampla das principais necessidades do negócio, o que facilita tomar decisões de forma mais ágil e eficiente.

2- Redução de riscos

Os dashboards permitem que as informações sejam atualizadas e organizadas antes de serem distribuídas, permitindo detectar possíveis riscos nas operações antecipadamente. Isso permite que sejam tomadas ações preventivas para minimizar esses riscos.

3- Otimização dos recursos

Os dashboards ajudam a automatizar tarefas manuais e demoradas, promovendo assim uma otimização de tempo e de recursos para realizar as atividades diárias.

4- Promove a participação colaborativa

Como os dashboards são ferramentas acessíveis a todas as áreas da empresa, eles promovem a participação integrada das equipes e maior comprometimento com as metas e objetivos traçados.

5- Cultura focada em resultados

A utilização dos dashboards colabora para implementar uma cultura organizacional com foco em resultados, melhorando o desempenho, a produtividade e o engajamento dos funcionários.

Esse artigo foi útil para você? Então continue acompanhando nosso blog para ler outras matérias que poderão te ajudar a melhorar a gestão dos seus negócios.

 

Dashboard Financeiro:

Dashboard Estoque:

Comentários

Comentários

Solicitar Orçamento

×