5 dicas de gestão para pequenas empresas crescerem no mercado

As pequenas empresas são indispensáveis para a nossa economia. São cerca de 9 milhões de micro e pequenas empresas, responsáveis por quase 30% do nosso Produto Interno Bruto (PIB). Além de movimentar muito dinheiro, os pequenos empreendimentos contratam muita gente e garantem uma renda maior.

Entretanto, para poder contar com sucesso e crescimento dentro de um mercado que é cada vez mais concorrido, bastante regulado e muito hostil, a sua empresa precisa de uma gestão de qualidade. Nessa hora, amadorismos não são perdoados, e o seu negócio pode sair no prejuízo sem o gerenciamento adequado.

1 – Corte custos operacionais

Toda empresa bem gerida opera nos menores custos possíveis. Custos operacionais estão basicamente em todos os setores e lugares de sua empresa. Mesmo pequena, certamente, é possível estabelecer uma auditoria de custos para diminuir as despesas de seu negócio. Dicas: use menos papel, economize em energia elétrica, recicle, terceirize serviços adjacentes, como limpeza e transporte, entre outros.

2 – Tenha uma boa gestão financeira e de estoque

A sua pequena empresa só irá decolar se você tiver um bom controle de cada centavo que entra e sai dos cofres do empreendimento. Por isso, acompanhe as finanças do negócio de forma rigorosa, usando o fluxo de caixa. Além disso, vale a pena ter um gerenciamento preciso das dívidas e dos recebimentos da sua empresa, tanto para o presente, como para os próximos meses.

Controlar o estoque da sua empresa de forma otimizada também permite a economia de recursos e a saída de capital para a compra de estoque nos momentos e na quantidade necessária para o seu negócio.

3 – Invista no seu pessoal

Uma pequena empresa nunca se tornará um grande empreendimento se não tiver a melhor equipe de colaboradores. Mas como um pequeno negócio pode investir em pessoal?

Além de buscar sempre os melhores profissionais disponíveis no mercado, é muito importante oferecê-los treinamentos e outras opções para aprimoramento de rotinas profissionais, até mesmo dentro do ambiente da empresa.

Como dissemos, não é porque sua empresa é pequena, que ela não pode aplicar métodos e técnicas comuns em grandes negócios. Na verdade, o crescimento começa desta maneira!

4 – Receba investimentos externos

A partir do momento que um negócio já não é mais “micro”, ele pode despertar o interesse de investidores externos. Que tal abrir diálogos com grupos de investimento e outros agentes para discutir a viabilidade de um aporte?

Com investimentos externos, o seu modesto negócio pode se tornar uma verdadeira sensação. Mas, com grandes aportes também chegam grandes responsabilidades e, normalmente, a empresa sofre alguma interferência do investidor externo, especialmente se ele vier de uma instituição financeira.

5 – Use um software de gestão ERP

Um sistema de gestão empresarial pode ajudar você, com todos os passos necessários para um bom gerenciamento de uma pequena empresa. O ERP pode, por exemplo, ajudar com financeiro, vendas, estoque, tesouraria, emissão de NFe, marketing e relação com clientes, entre outros.

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